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Visita técnica ao Porto

Passeio de Escuna pelo Porto de Santos.

Local para o passeio de escuna- Foto: Pietra.
 No dia 19/10/2019- Sábado, ocorreu a visita técnica de passeio de escuna pelo Porto de Santos; foi apresentado o funcionamento e logística do maior porto da América Latina, com isso passa através de diversos terminais de empresas e também tem a diversidades de embarcações como petroleiros, graneleiros, químicos, cruzeiro, entre outros.
  O Porto de Santos é a principal cadeia logística do país, com o maior complexo portuário da América Latina e responde pela movimentação de quase um terço das trocas comercias do Brasil; administra a movimentação das cargas de todos os estados. Com os padrões elevados de eficiência na prestação de serviço, e sempre em processo de evolução através de infraestrutura e uso de tecnologia. O objetivo é aumentar a capacidade de seus trabalhadores e expectativas altas de atender os seus clientes cada vez melhores, garantindo assim o aumento de movimentação de cargas para as trocas comercias brasileiras.
Porteiner- Foto: Pietra
É administrado pela Companhia de Docas do Estado de São Paulo (CODESP), localizado entre Guarujá e Santos. Com uma extensão de cais de 15.960 metros e área útil de 7,8 milhões de metros quadrados. Conta com nada menos que 55 terminais marítimos e retro- portuários e 65 berços de atracação, dos quais 14 são de terminais privados como Cutrale, Dow Química, Usiminas, Valefértil e Embrapor.
Os navios para entrar no porto fazem parada na área de fundeiro. O prático é quem conduz o navio de área de fundeiro até o canal portuário e o outro prático trabalho é como o rebocador. Tem um canal próprio de comunicação; os comandos são respectivos a três vozes (prático, rebocador e comandante). 

Rebocador- Foto: Pietra.
Área de Exportação
 Maior exportador de açúcar, suco de laranja e café em grãos do mundo, destacando-se também a soja, o milho, o álcool, automóveis e produtos industrializados em geral.

Coopersucar- quando chove não pode embarcar o açúcar.
Citrosuco- terminal de processamento de suco de laranja, o navio é chamado de sucoleiro. Transporta suco de laranja a granel até o país origem e no retorno somente com água pois não pode colocar outro produto. O armazenamento de granéis lí­quidos conta com uma capacidade de, aproximadamente, 700 mil m³ e para granéis sólidos, instalações para acondicionar mais de 2,5 milhões de toneladas.
T- Grão- Terminal de grãos do Guarujá. Exportação de soja e milho; importação de trigo e malte.

Imagem ilustrativa de navio de T- Grão- Foto: Pietra.

Referências: Passeio de escuna 19/10/2019- Sábado.

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