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Empresas no Porto de Santos

Algumas empresas que atuam no porto.

Uma das empresas que atuam no porto- Foto: Pietra.

Maersk Line

    Há Maersk é uma das grandes empresas que contribui com o transporte aquaviário; fundada em 1904 por Arnold Peder Møller um dinamarquês. Possui uma das maiores companhias do mundo no transporte de carga, maior operador e fornecedor de porta- contentores e navios em todo o mundo desde 1996.
  Vem atuando no porto de Santos a mais de 25 anos, o primeiro navio porta- containers da empresa chegou em 1994, surgindo com soluções de logística digital completas para atender seus 1000 (mil) clientes no Brasil; mal sabiam que estavam dando seus primeiros passos para criar seu império de bilhões de dólares em logística no país. Com o crescimento acelerado da empresa na maior economia da América Latina, fazendo assim abrir caminho para operações em Itajaí. 
   Nos anos 90, a Maersk fez um papel de liderança no desenvolvimento das exportações brasileiras de carga refrigerada, principalmente a carne bovina, assim como nas exportações de café, automóveis e autopeças. Admirável que no final da mesma década, a carne bovina ainda era embarcada em navios de granel antes de passar para contêineres, permitindo então a exportação dos maiores fornecedores de proteínas do mundo para mais de 130 países em todo o mundo. Desde então, produtores de fertilizantes, metais, açúcar e soja não OGM (organismos geneticamente modificados) também passaram a depender de contêineres.
  Nos últimos 12 anos, a Maersk também aumentou seu compromisso com o Brasil e investiu mais de US $ 6 bilhões. Um dos maiores investimentos incluiu US $ 2,2 bilhões em 16 navios porta- contêineres, especialmente projetados para os portos de águas rasas do Brasil. Com isso em 2011 que a Maersk Lima, a primeira de uma nova classe de 16 navios SAMMAX (South American Max), chegou com capacidade para transportar mais de 8.500 TEU's, trazendo novos benefícios de escala aos clientes.
  Antes do maior navio de containers atracar no porto de Santos, os maiores navios a atracarem no Tecon santos foram Maersk Luz, Maersk Lima, Maersk Leticia e o Maersk Lirquen.
  Por fim pode se aperceber que a Maersk é uma grande empresa e de suma importância para o transporte aquaviário do mundo, em pouco tempo se tornou a maior transportadora cargueira do mundo. Conta com uma frota de 600 navios porta- contêineres e cerca de 3,8 milhões de TEU's em uso.  

 Citrosuco 
    O Porto de Santos está localizado no litoral de São Paulo, o estado mais desenvolvido do Brasil, faz com que seus terminais se destaquem na movimentação dos mais variados tipos de cargas, das industriais às agrícolas. Entre elas, está o suco de laranja. A Citrosuco está entre os líderes mundiais na produção de suco de laranja. Alimento presente no dia a dia as pessoas, o suco integral é nutricionalmente semelhante à fruta, sendo uma alternativa conveniente para o consumo regular de frutas e vegetais.
 Ao aproveitar a totalidade da laranja, a companhia produz ingredientes naturais, que apoiam a tendência mundial de substituição de matérias-primas não renováveis por renováveis, atendendo a diferentes setores econômicos, como cosméticos, saúde, limpeza, entre outros. De acordo com a (CODESP), no ano passado, foi movimentado 1.974 milhão de toneladas de suco de laranja no complexo marítimo. Para atender essa demanda, o cais santista conta com três terminais dedicados à movimentação dessa mercadoria. 
A maior exportadora de suco de laranja do Brasil é a Citrosuco, do Grupo Fischer; e a segunda é a Cutrale no embarque do produto.
  O produto chega de duas formas no porto: a integral e a congelada; essa operação requer um procedimento muito cuidadoso para não contaminar o produto, já que é movimentada até o navio principalmente por dutos, assim é tratado como granel liquido, mas tem vezes que vem em tambores então acaba sendo operado como carga geral.
As empresas que transportam essa mercadoria, geralmente, possuem depósitos refrigerados. É onde ela é colocada quando chega à região, em caminhões. De lá, se não está em tambores, segue até os navios atracados no cais por dutos(suco-dutos).
Após testes para limpeza da tubulação, o suco é bombeado para os tanques dos cargueiros. Toda a atividade é controlada por computadores, que regulam fluxo e pressão, para impedir a entrada de contaminações.
Os navios da Citrosuco vão cheios com os sucos e retornam cheios de água porque e uma carga que não podem colocar qualquer outro tipo de carga

Vista do Navio de Citrosuco e do cais- Foto: Pietra.


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Vista da lateral do navio- Foto: Pietra.

Copesucar

    No plano das políticas de comércio externo, a Copersucar teve uma forte atuação para defender a abertura do mercado internacional aos produtos brasileiros.
  A Copersucar participou ativamente da introdução de motores flex na frota brasileira, que privilegia a opção do consumidor em usar o combustível de sua preferência num mesmo veículo. Um dos fortes diferenciais da Copersucar S.A. é a base de ativos logísticos, que dá suporte à comercialização dos produtos no Brasil e no Exterior. A empresa programa investimentos principalmente na otimização dos modais de transporte dutoviário, ferroviário e rodoviário e em terminais portuários e de embarques e movimentações de produtos no interior do País, em todos os modais.
  O Terminal Açucareiro da Copersucar– TAC., no Porto de Santos, em São Paulo, é um dos mais modernos complexos de embarque de açúcar no mundo e marco logístico na abertura estratégica do País para o mercado externo. Com três armazéns para ensacados e dois silos para granéis, tem capacidade de embarque de 5 milhões de toneladas ao ano.
  Os armazéns e silos são interligados por esteiras automatizadas que permitem operações simultâneas com os diferentes tipos de açúcar. Totalmente automatizado e informatizado, o TAC dispõe de excepcional infra-estrutura para recepção e embarque de cargas. A eficiência do sistema tem sido ampliada com a compra de caminhões e vagões desenvolvidos especialmente para o transporte de açúcar e por meio de alianças estratégicas com operadores e prestadores de serviços logísticos, sustentados por um processo integrado de gestão.
   Dotado de equipamentos modernos e atualizados tecnologicamente, e de processos de gestão em linha com as melhores práticas do mercado, o Terminal Açucareiro Copersucar (TAC) funciona 24 horas, sete dias por semana, movimentando, em média, 36 mil toneladas diárias de açúcar a granel.
Em novembro do último ano, o TAC bateu o recorde de embarque em um só navio: 82.330 toneladas, em uma operação que durou 49 horas. 
Por fim a Companhia vem intensificando a busca contínua pela excelência operacional, pela produtividade e pela melhor eficácia, cumprindo assim o compromisso de geração sustentável de valor.

Imagem ilustrativa de um navio que carrega açúcar- Foto: Pietra.





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