História do Porto de Santos (resumo).
![]() |
| Navios atuais que atracam no Porto de Santos- Foto: Pietra. |
O Porto de Santos começou suas atividades no princípio do séc. XVI, com estruturas rústicas e com 260 metros de cais se tornava o primeiro porto organizado do Brasil.
Criado com o
intuito de aumentar a exportação do café o porto cresceu rapidamente, e passou
todas as etapas do crescimento econômico do país.
Brás Cubas acho melhor colocar o porto no braço de mar (estuário) pois os navios atacados ficariam protegidos de possíveis ataques, os morros isolados de São Vicente faziam ser um local mais seguro.
Com o aumento da
exportação do açúcar no interior do estado de São Paulo tiveram que abrir um
caminho para que os animais que transportavam o produto o levassem até o porto,
e então em 1792 ocorreu a inauguração da Calçada de Lorena. Porem um pouco mais
a frente por volta de 1860 foi construída a estrada de ferro São Paulo Railway,
e em 1867 as viagens até o porto eram feitas em torno de 4 horas (Quatro
horas).
Por volta de 1892, os antigos atracadouro feitos de madeira que ligavam os navios a terra firme; começaram a ser demolidos por conta da organização do Porto. E em Julho do mesmo ano foi feito um decreto autorizando o prolongamento do cais de Outeirinhos, que foi o primeiro cais de concreto da América do Sul.
Em 1901 foi autorizado a construção da usina hidrelétrica no Rio Itatinga, com o objetivo de fornecer eletricidade para a companhia docas de Santos. Já em 1968 os terminais privativos passaram a ser instituídos ao porto; com inauguração do terminal privativo da Cosipa, em Cubatão, com mais de 300 metros de extensão. Muitas outras empresas procuram fazer o mesmo. No mês de Novembro de 1980 ocorreu o fim das companhias de docas de Santos e passou a ser administrado pela companhia de docas do Estado de São Paulo (CODESP); até Março de 1990 era controlada pela empresa Portos do Brasil (Portobras) mas a mesma foi extinta; fazendo assim a CODESP ser ligada diretamente ao Ministério do Transporte, que em 2007 passou a ser vinculada a Secretaria de Portos atualmente Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. E em 2018 a CODESP recomprou as ações dos acionistas minoritários privados, passando a ser uma empresa pública.
E no ano de 1981
foi o início da nova época no porto, pois começou a movimentação de contêineres. O efeito gradativo fez com que as cargas
transformassem a paisagem do porto
Nos últimos anos o Porto registrou grandes avanços, melhoramentos e modernização, com a entrada em funcionamento de diversos terminais privativos, de terminais especializados para contêineres, fertilizantes, granéis sólidos, açúcar e granéis líquidos, novas ligações ferroviárias, e melhoramento de seu sistema viário.
![]() |
| Navios porta- contêiner atualmente- Foto: Pietra. |
Atuação da Marinha do Brasil no Porto de Santos (Resumo).
![]() |
| Marinha do Brasil no porto de Santos- Foto: Pietra. |
As capitanias dos portos foram criadas em 1845 por meio de um decreto imperial autorizado estabelecer uma capitania em cada província marítima do império, com dever especifico de polícia naval, conservação do porto, inspeção e administração dos faróis, matricula de gente do mar e do trafego do porto e das costas, patricagem e das barras, entre outros deveres. A capitania do Porto de Santos surgiu dois anos depois com um decreto de Dom Pedro II.
Um dos órgãos é a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) que atua de Caneia a Bertioga; tem sob ordem a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, responsável pela inspeção das atividades no litoral Norte.
Tem como obrigação a CPSP, assegurar o cumprimento da leis nacionais e tratados internacionais realizados pelo governo. Fiscalização dos documentos de embarcações, dos condutores e dos serviços de prática consta na lista de afazeres de seus afazeres. Além disso a Capitania também realiza inspeções navais e vistorias e inspecionar o tráfego marítimo.
Outro aspecto da Capitania é auxiliar no serviço de salvamento marítimo, com prestação de socorro à vítima. No caso de acidentes, instaura e conduz inquéritos para apurar o ocorrido. E ainda coordena e ministra cursos do Ensino Profissional Marítimo.
Além da Capitania dos Portos, a Marinha do Brasil possui, no Porto, o Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste. A unidade militar reforça a fiscalização e patrulhamento na costa da região e tem sua sede no Cais da Marinha, sede da CPSP no complexo marítimo.
Referências: Passeio de escuna no dia 19/10/2019- Sábado;Capitania dos Portos de São Paulo MArinha do Brasil e na Revista a Tribuna.
O PORTO de Santos. In: Santos port authority. Disponível: <http://www.portodesantos.com.br/institucional/o-porto-de-santos/.htm>. Acesso em: 04/12/2019
<https://www.marinha.mil.br/cpsp/historico./htm>. Acesso em: 05/12/2019 <https://www.atribuna.com.br/noticias/portoemar/conhe%C3%A7a-o-porto-a-marinha-no-porto-de-santos-1.69187/.htm> Acesso em: 05/12/19




Comentários
Postar um comentário